PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

DIFERENÇAS ENTRE RUGBY E FUTEBOL AMERICANO

05/08/2011 20:56

 Atualmente, o rúgbi é o segundo esporte mais praticado no mundo, ficando atrás dosoccer. Segundo o que consegui averiguar, existem duas vertentes sobre a origem do rúgbi:

primeira diz que o esporte teria evoluído de jogos como o Harpustum, praticado desde o século VI, na região de Florença, posteriormente chamado de Calcio, onde duas equipes com 27 integrantes deveriam conduzir a bola até o campo adversário. Estima-se que as primeiras regras do calcio foram publicadas por volta de 1580. Acredita-se que o rúgbi, assim como o soccer, teve influências de um jogo praticado pelos celtas, chamado Caid.

 A outra versão, também muito considerada, diz que o rúgbi teria suas origens depois de um jogo de futebol em 1823, na Rugby School, cidade de Rugby, Inglaterra, onde um aluno entediado com a monotonia do jogo teria segurado a bola com as mãos e corrido com ela até o campo adversário, que tentavam impedi-lo de qualquer forma. O nome do aluno era Willian Webb Ellis e, apesar das divergências entre as origens do esporte, até hoje seu nome é dado ao troféu da IRB World Cup, a copa do mundo de rúgbi.

No ano de 1871, as instituições que praticavam o Football Rugby fundaram a Rugby Union, e, a partir da Inglaterra o esporte ganhou o mundo, com grande ênfase nas colônias britânicas, como África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos; além de outros países europeus, como França, Escócia e Irlanda.

Já o futebol americano tem sua origem diretamente no rúgbi, apesar de hoje serem esportes bem diferentes. Ainda na década de 1870, o rúgbi passou a ser praticado nas universidades americanas de Yale e Harvard, que se enfrentavam anualmente, porém, ambas seguiam padrões diferentes do esporte. Assim sendo, em 1876, no evento que ficou conhecido de “Massoit Convencion” aquelas duas universidades juntamente com as universidades e Princeton e Columbia, reuniram-se para adequar as regras segundo suas necessidades e acabaram por fundar a Intercollegiate Football Association.

 Posteriormente, por influência do técnico da universidade de Yale, seriam implementadas as principais regras do Football praticado pelos universitários americanos, que resultariam na total diferenciação com o rúgbi. Entre elas estão a diminuição do numero de atletas em campo de 15 para 11. A fórmula dos downs, onde os times teriam 4 chances para avançar um espaço específico do campo. E a instituição do direito de fazer um passe para frente, desde que este aconteça atrás do ponto onde a jogada é iniciada. Além da proibição de formações entrecortadas, onde os jogadores faziam barreiras unindo as mãos, que gerava o aumento da violência do jogo. Daí por diante, o esporte cresceu junto à sociedade americana, as primeiras ligas foram formadas, equipamentos de segurança foram gradativamente implementados e as bases para a profissionalização foram lançadas.

Eu poderia me alongar falando do surgimento das primeiras ligas nacionais, mas isto é conversa para outra oportunidade. Hoje quero me deter nas diferenças entre o rúgbi e o Futebol Americano, as quais trataremos a partir de agora:

Quantidade de Jogadores: O rúgbi em seu formato padrão conta com 15 jogadores em campo, entretanto no formato olímpico, a ser implementado nos jogos no Rio de Janeiro, teremos jogos com 7 jogadores. Já no Futebol Americano temos 11 atletas em campo, entretanto, os times têm unidades específicas de defesa, ataque e time de especialistas, geralmente compostos por jogadores diferentes.

Tempo de Jogo: No rúgbi, o jogo é decidido em dois tempos de 40 minutos corridos, enquanto no Futebol Americano o tempo é divido em quatro quartos de 15 minutos cada, onde o cronometro para em diversas situações de jogo. Entre o fim do segundo quarto e início do terceiro há um intervalo prolongado, além disso, no inicio do primeiro e terceiro quartos a bola é chutada no que chamamos de kick-off, onde quem chuta e quem recebe é definido por sorteio, antes do início do jogo.

Campo: Um campo de rúgbi possui 100 metros de comprimento por 70 metros de largura e o campo e dividido em 5 linhas paralelas, as linhas de In-goal. Já o futebol americano possui uma marcação mais complexa, com campos de 100 jardas (91,44 m) por 53 e 1/3 jardas (48,76 m) de largura, divididos em 20 zonas com 5 jardas cada, mais as endzones, nas extremidades do campo, que são a zona de pontuação.

Bola: A bola de rúgbi possui formato oval mais arredondado, possuindo cerca de 60 cm de comprimento por 30 cm de largura e pesando cerca de 400 gramas. A bola de Football é menos arredondada, menor, com cerca de 30 cm de comprimento por 18 cm de largura, consequentemente mais leve, pesando cerca de 200 gramas. Além disso, possui uma costura melhorando o atrito, possibilitando passes mais longos e para frente.

Passes: Enquanto no rúgbi são permitidos apenas passes para os lados ou para trás, no futebol americano, é permitido pelo menos um passe para frente, desde que este tenha sido lançado por trás da linha de scrimmage (linha imaginária que corta o campo lateralmente marcando o posicionamento inicial da bola, durante a jogada). Além disso, quando em passes para frente que não foram recebidos pelo time atacante, ou interceptados pelos defensores antes que a bola toque o chão, quando ela o fizer, a jogada é encerrada e a bola torna-se morta.

Tackles: Em ambos somente o jogador com a posse da bola pode ser tackleado (agarrado e derrubado); no rúgbi, o jogador derrubado deve largar a bola e o jogo seguirá imediatamente. No futebol americano, quando um jogador é tackleado, encerra-se a jogada e teremos a marcação de mais um down, iniciado no ponto onde o jogador foi derrubado, com exceção para jogadas onde tenham acontecido faltas que determinem perda ou ganho de jardas para o time atacante.

Penalidades: As faltas, obviamente, são anotadas em situações que desrespeitem as regras do jogo ou pratica esportiva. No rúgbi após a marcação de uma penalidade pode gerar um novo scrum, um punt ou pênalti kick, e os atletas podem ser punidos com cartões amarelos (suspensão do jogo por 10 minutos) e vermelhos (expulsão). Já no Futebol Americano, as faltas geram perda de downs ou jardas, de acordo com quem fez a falta. Algumas faltas podem ser declinadas pelo time ofendido, de acordo com a posição do campo onde serão aplicadas e a situação que o time adversário ficará. Também não há o sistema de cartões, os atletas são punidos inicialmente de forma verbal e se reincidentes podem ser expulsos pelos árbitros.

Equipamentos: É freqüente, não obrigatório, o uso de proteções flexíveis, na cabeça e ombros, além de protetor bucal. No football, é obrigatória a utilização de shoulder pads (proteção nos ombros e tórax) feitas de plástico rígido, alem de capacetes. Recomenda-se também proteções nas coxas e quadris, estas feitas de matérias flexíveis.

  Pontuação: No rúgbi, se o jogador que domina a bola avançar até a extremidade final do campo, cruzando a In-goal e tocando a bola ao chão ele marca um Try que vale 5 pontos. Depois de um try o time tem a oportunidade de chutar a bola entre as traves, e ao acertar ele marca mais 2 pontos. Além disso, durante uma jogada normal se o jogador chutar a bola entre as traves adversária ele marca 3 pontos, para valer a jogada ele deve chutar a bola antes que ela toque o chão. Em marcações de penaltys, o chute feito com sucesso vale também 3 pontos. No football, o jogador que tocar ou cruzar a endzone (áreas mais extremas do campo) com a bola dominada marca um Touchdown, valendo 6 pontos. Após o touchdown o time tem a oportunidade de converter mais 1 ponto, chutando a bola entre o Y adversário, ou converter mais 2 pontos, tentando uma jogada de passe ou corrida que novamente adentre a endzone adversária. O time pode marcar 3 pontos tentando um Field Goal, em momentos em que o time constata que não conseguirá avançar as 10 jardas necessárias para uma nova série de 4 downs e ao mesmo tempo está bem perto da endzone adversária, tenta-se um chute entre o Y adversário. Outra possibilidade de pontuação é quando a defesa derruba um jogador do ataque com a posse de bola dentro da endzone do atacante, chama-se a jogada de safety e vale 2 pontos pro time defensor. Além disso, existe o Dropkick, quando um jogador chuta a bola entre o Y adversário no meio do jogo, mas ao contrário do rúgbi, a bola deve tocar o chão antes do chute. Entretanto, essa jogada tem se tornado cada vez mais rara em jogos de futebol americano.

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.